Instalação do PEAD: Conheça detalhes importantes do procedimento

10.10.2020 categorias Geomembrana

Instalação do PEAD: Conheça detalhes importantes do procedimento

A Instalação do PEAD requer atenção e profissionalismo seja qual for a sua utilização.

Sobretudo, seguindo algumas normas técnicas e obrigatórias, como a NBR 16199, que tem como objetivo garantir a correta execução dos serviços de instalação das geomembranas termoplásticas, consequentemente assegurando a qualidade final da obra.

A norma é vigente desde agosto de 2013 e introduz exigências a serem cumpridas por projetistas no processo de especificação e detalhamento do projeto básico e executivo, referentes à instalação de geomembranas termoplásticas.

Sobretudo, ela cita também, procedimentos a serem tomados por parte dos proprietários das obras, dos gerenciadores, fiscalizadores e instaladores no uso do material.

A maior parte dos danos causados à geomembrana provém da falta de procedimentos no momento da instalação e do manuseio incorreto.

A instalação da geomembrana não tem grandes complicações, mas exige certos cuidados, sobretudo, como equipamentos e práticas específicas.

É necessário  considerar o horário de instalação, uma vez que a dilatação térmica distende a membrana durante o dia e retrai durante a noite.

 

Testes e ensaios

 

É imprescindível que se apliquem diversos testes e ensaios, durante e após a alocação da barreira, para assegurar a estanqueidade e a durabilidade do sistema.

Uma vez verificada, a geomembrana está pronta para funcionar, ou seja, sem que sejam necessários outros tratamentos especiais.

Cabe ressaltar que a geomembrana não é indicada para fazer a impermeabilização, sobretudo, de tanques de combustíveis e outros componentes altamente agressivos.

Falamos sobre esse assunto neste artigo.

 

Instação do PEAD requer inspeção da superfície onde será aplicada

 

A instação do PEAD precisa observar alguns passos importantes, especialmente no que tange a superfície em que será aplicada.

Antes da aplicação da Geomembrana de PEAD, a inspeção da superfície que receberá as bobinas como fundo de escavação e taludes deve ser observada.

Em resumo,  ela deve estar nivelada, com compactação e isenta de qualquer tipo de material contundente, depressões e mudanças abruptas de inclinação do terreno que não previstas no projeto.

É importante promover a limpeza da superfície e aplicar a geomembrana imediatamente após os serviços de preparação da superfície de apoio.

Isso tem a finalidade de evitar trincas e rachaduras no terreno, causadas pela perda de umidade do solo, chuva, trânsito de veículos, dentre outros.

As canaletas escavadas e reaterradas para ancoragem das bobinas de geomembrana devem ser executadas previamente, porém com um mínimo de defasagem da colocação da geomembrana, para evitar a diminuição da sua seção por desbarrancamento dos lados pelo efeito da chuva ou do trânsito local.

As canaletas devem ser escavadas nas dimensões recomendadas no projeto executivo.

No caso de superfícies de concreto ou alvenaria, a fixação da geomembrana se dará pelo uso de perfil metálico ou plástico, utilizando-se elementos de fixação.

 

Lançamento das bobinas na Instalação do PEAD

 

O lançamento das bobinas de Geomembrana de PEAD deve ter como base as seguintes orientações na Instação do PEAD.

O primeiro passo, contudo, é verificar o plano de lançamento e a quantidade de bobinas a serem lançadas. Após isso, é necessário verificar as condições do terreno que receberá esse lançamento.

O próximo passo é o transporte das bobinas para a posição de início desse desenrolamento.

Neste momento, é necessário observar o sentido e a variação dos ventos no local.

Após isso, é necessário dispor as bobinas no local, observando o sentido correto de desenrolamento, que deve sair por baixo do lado oposto. É necessário verificar a existência de elementos de ancoragem provisória em quantidade suficiente.

Observe  a presença de todas as pessoas envolvidas no processo e observar se nenhum está calçando sapato de solado duro e com com salto que possa causar dano a geomembrana.

O próximo procedimento é a ancorarem, a qual pode ser realizada com sacos ou pneus e com a ponta livre da bobina.

Iniciar o desenrolamento da bobina de forma individual, utilizando o mínimo de pessoal, para reduzir a circulação sobre a membrana à medida que ela está sendo desenrolada..

Ao final é preciso posicionar a membrana para soldagem para  iniciar procedimento para desenrolamento da próxima bobina.

Fatores que influenciam na Instalação do PEAD

 

Anteriormente ao início da instalação da Geomembrana, devem ser considerados diversos fatores que influenciam diretamente o serviço.

Confira abaixo alguns fatores a serem observados na Instalação do PEAD

Fatores climáticos: a instalação não deve ser efetuada em momentos em que a intensidade dos ventos possa prejudicar o lançamento da geomembrana ou mesmo pôr em risco os instaladores locais com os painéis que possam ser carregados pelo vento, ainda que sejam previstas ancoragens temporárias com sacos de areia ou terra no intervalo de tempo entre a colocação do material, as emendas e sua ancoragem definitiva;

Temperatura: o cronograma dos serviços de instalação deve evitar soldagens transversais aos painéis mais longos nas horas mais quentes do dia, a fim de evitar que estas soldas sejam tracionadas em demasia na retração natural do material;

Outros fatores

Regime de chuvas: é importante o conhecimento do regime de chuvas da região onde será instalada a geomembrana, para determinar os possíveis riscos de erosão dos taludes a serem revestidos, assim como o aumento do nível freático;

Trânsito de veículos: não é permitido transito de veículos sobre a geomembrana instalada na ausência de camada de proteção. Deverá ser registrado, em forma de relatório, o número, a localização e a data de colocação de cada painel, assim como deverá ser feito o “as-built” diário de toda a geomembrana instalada, sendo apresentado, posteriormente, ao contratante, como parte da garantia apresentada pelo instalador.

As geomembranas de PEAD deverão, obrigatoriamente, ser instaladas de modo natural, relaxado, sem nenhum tipo de tensão ou estresse ao material.

São previstas folgas mínimas a serem dadas ao material durante o processo de sua instalação definitiva no local da obra. Além disso, não será permitirá a instalação de geomembranas esticadas, tencionadas, sem as folgas determinadas pelo fabricante.

Isso compensa os movimentos de dilatação, contração e ondulação, naturais ao produto.

Após sua abertura no local de instalação, as geomembranas poderão ser eventualmente manipuladas de modo a se encontrar a melhor condição para a soldagem por sobreposição.

 

A Brasil Geomembrana é especialista na Instalação do PEAD

 

A Brasil Geomembrana atua na área de impermeabilizações, revestimentos e das mais diversas obras geotécnicas e ambientais.

A empresa conta com ampla experiência de seu sócio-diretor que atua na área há mais de 22 (vinte e dois) anos e busca pelo contínuo aperfeiçoamento de seus técnicos e colaboradores.

Destaca-se no mercado pelos seus serviços de aplicação prestados em território nacional e principalmente pela qualidade e excelência no atendimento.

A empresa possui mão de obra especializada e estruturada para aplicação e comercialização da geomembrana PEAD, geocomposto drenante, geotêxtil tecido, geocélula, perfil PEAD, grelhas para controle de erosão, georrede, tubo liso PEAD, tubo dreno em PEAD, fio de solda em PEAD e soldas de tubos PEAD, tudo para as mais variáveis obras que necessitarem destes materiais.

Conheça mais acessando nosso site. 

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Newsletter

Receba nossas Noticias em primeira mão.